segunda-feira

Vontades e saudades

Não fui eu quem escolheu o Maranhão, ou a Itália, os Países Baixos. Não fui eu quem construiu o muro, a casa, os tijolos eu não assei. Também não me podem culpar pelo Golfo, Panamá, Polônia ou coisa que valha. Tudo já estava assim quando eu cheguei, e não pretendo mudar, não, de forma alguma. Encho os cornos de cachaça e deixe estar.

Escolhi fumar porque não queria morrer num acidente de carro. Não dirijo, afinal, bebo. Tudo bem, eu explico. Os médicos, inimigos de tudo que vale à pena em demasia (a saber, alguns: açúcar, sal, álcool, maconha, adrenalina, gordura....), decidiram pesquisar os malefícios do cigarro só pra apertar ainda mais o cinto. Dizem, eu não conheço direito os números, dizem que, digamos, 70% dos casos de câncer de pulmão são fumantes. Isso, em nenhum nível, prova que cigarros causam câncer, mas uma incrível coincidência estatística. Portanto, aproveitando-se da inocência dos leigos, de umas duas décadas pra cá, fizeram uma campanha mundial contra o fumo. Reduziram os fumantes e os casos de câncer no pulmão. Pronto, agora eles têm a prova. Por outro lado, nunca esteve tão na moda morrer bêbado num carro (os paulistas adoram). As pessoas sempre acham uma saída, mas, no meu caso, sempre fui old fashioned.

Acendo um cigarro, Priscila me olha como se fôssemos fuder com a vida um do outro qualquer dia desses. Essa garota não devia pintar os cabelos, de forma alguma. Loiro é tão vulgar quanto uma saia jeans – das pequenas. Prefiro nem olhar quando cruza as pernas.

“Cê anda muito calado.”

“Quando sento, começo a pensar.”– Raul Seixas já dizia que quem pensa, pensa melhor parado –“Não é de bom tom falar de todas as merdas que passam pela minha cabeça.”

“Quer ficar sozinho com teus pensamentos?” – irônica, sempre com esse sorrisinho.

Tenho saudade, de vez em quando, de quando eu era sincero. Acho que foi lá pelos seis anos a última vez, no colégio. Assisti muito esses desenhos e, de uma forma ou de outra, sempre tem uma princesa e um herói. São histórias de amor, já parou pra pensar? Caí nessa ondinha. Como qual? Essa ondinha de amor. Era muito inocente na época, continuo sendo. Ela era loirinha, me liguei agora! Deixei de gostar de loiras nessa ocasião. Não tinha olhos azuis, mas era loira. Comia brigadeiro no lanche. Perguntei:

“Me dá um pedaço?” – um conquistador precoce.

“Tó.”

“Hmm. Sua mãe que fez?” – o gênio do sex appeal.

“Uhum.”

“Sabe, acho que te amo.” – a certeza é a chave, elas gostam de homens decididos.

“Eu não gosto de você.”

Descobri, então, que a sinceridade doía. Hoje, só sussurro amores pros meus cigarros, pra que eles logo queimem e apaguem.

“Vou embora.”

“Priscila, meu bem, eu te ligo amanhã.”

13 comentários:

  1. me ganhou no sussurro ao cigarro. de fato.
    como se soubesse algo que eu não...
    tá aprovado.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:05 PM

    cada coisa q fazemos para completar o vazio...

    ResponderExcluir
  3. seus dialógos estão melhorando, literatura e mulher.

    ResponderExcluir
  4. esqueci de comentar que essa cachaça só apareceu no post por causa de mim!

    ResponderExcluir
  5. "Hoje, só sussurro amores pros meus cigarros, pra que eles logo queimem e apaguem."
    Me comprou nessa frase kra, ligada à frase sobre a sinceridade...

    ResponderExcluir
  6. Nota do autor: Eu modificaria a frase que diz "a sinceridade doía" pra "a sinceridade dói".

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7:54 PM

    Valeu a pena o tempo perdido contigo.
    Mto bom, Francisco!
    =)

    ResponderExcluir
  8. hmmm...
    mas eu acho que o negocio de quebrar os instrumentos vem de antes do punk.
    vou até ver quem foi o primeiro a fazer isso...

    ...foi o the who que começou. década de 60/70.

    Então, gostei bastante do conto, realmente tá melhorando e tal. Gostei do cinismo no final do conto, e da parte do amor de criança.

    ResponderExcluir
  9. você entrou no meu blog só pq eu falei dele hoje. que feio...haha
    procura nos arquivos o começo da história.
    ah, e obrigado pelo comentário! lerdo.

    ResponderExcluir
  10. “Sabe, acho que te amo.”
    “Eu não gosto de você.”

    Ótimo... hehehe...

    ResponderExcluir
  11. ahm... pode sentir-se homenageado dessa vez!

    ResponderExcluir
  12. "júlia said...
    hmmm...
    mas eu acho que o negocio de quebrar os instrumentos vem de antes do punk."

    Charles Mingus. Mas ele não fazia isso porque era um rebeldezinho. Ele era bravo mesmo.
    Essas crianças de hoje em dia acham que seus ídolos inventaram o mundo... tsc tsc tsc.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo1:49 AM

    eu acho que as loiras devem pintar os cabelos. sempre.

    ResponderExcluir